Como espatular bolo – Aprenda como fazer bolo espatulado

como-espatular-bolo

Depois do naked cake, agora vamos aprender como espatular bolo. Essa tendência veio para ficar entre os bolos mais requisitados nas festas e eventos. E para você acompanhar a moda e andar junto com os gostos do seu cliente, eu separei hoje algumas dicas que vão te ajudar aprender como fazer bolo espatulado.

A base é o naked cake mesmo. Aquele bolo cru, sem decoração nenhuma e feito com camadas altas de massa e recheio que precisa ter uma estrutura perfeita, lisinho e sem ondulações.

Essa base perfeita é necessária no bolo espatulado pois ele ainda deixa muito do bolo à mostra; e para criar o contraste de pouca cobertura, trazendo um ar mais rústico que essa decoração pede, a camada de baixo não pode ter falhas. Então estude bastante as técnicas e adquira conhecimento sobre fazer um bolo perfeito antes de iniciar a decoração.

Já tem o seu bolo pronto, lisinho e firme? Então vamos lá, conferir todas as dicas sobre como espatular bolo.

Como espatular bolo com chantilly

O chantilly é o clássico para espatular bolo. Sua consistência firme, permite melhor manuseio na hora de espatular, evitando que escorra, respingue ou faça algum abstrato indesejado na sua decoração.

E com o chantilly em sua consistência exata, não tem mais segredos! O bolo espatulado é apenas uma camada fina, criativa, sem medidas ou quantidades exatas. Você precisa ir com leveza na mão e adicionar o chantilly aos poucos, para ir criando essa fina camada, remetendo transparência também, para que não cubra as camadas de massa e recheio por completo.

Qual melhor utensílio para fazer bolo espatulado?

como fazer bolo espatulado

Para fazer bolo espatulado, o melhor utensílio é a espátula de confeiteiro fina reta e de acordo com a altura do seu bolo você regula o tamanho da sua espátula. A mini faz um ótimo trabalho e te dá mais firmeza e segurança durante o processo de espatular o bolo.

Como fazer bolo espatulado com chocolate?

Aprender como fazer bolo espatulado com chocolate já exige um pouquinho mais de técnica e conceitos pois o ingrediente é mais difícil de trabalhar.

como-espatular-boloDiferente do chantilly ele pode escorrer ou ficar duro demais. Você precisa saber a consistência correta do chocolate, temperatura e textura para que consiga fazer bolo espatulado com ele. Mas não é impossível! Com um pouco de prática você vai aprimorando.

Na minha visão, o chocolate eu deixaria para criar aquelas decorações diferentes de bolo espatulado. Ondas, texturas diferentes… O chocolate cria efeitos lindos, diferentes do chantilly e podem cobrir todo o bolo, fazendo uma decoração rústica espetacular.

Finalização do bolo espatulado!

Agora que você já sabe como espatular bolo, você precisa harmonizar com os itens de finalização para fechar a decoração e ter um resultado perfeito.

Alguns detalhes fazem toda diferença na hora de aprender como espatular bolo, afinal, eles complementam a técnica e precisam mesmo ficar harmoniosos para não pesar demais e estragar o efeito que o bolo espatulado tem.

Veja agora alguns itens de finalização que são bem vindos com o bolo espatulado.

Frutas frescas
São a primeira opção para complementar a decoração de bolo espatulado. Principalmente as vermelhas, combinando com o chantilly branco, é clássico e dão um ar fresco para o bolo.

Outras opções são kiwi, physalis e mirtilo também são ótimas para harmonizar o bolo espatulado e o resultado é realmente fantástico.

bolo-espatulado-

Flores
Muito utilizadas nos bolos espatulados para casamentos. É super romântico! Quem opta por decorações vintages nos eventos, com toda certeza pedem o bolo espatulado com flores.

Não necessariamente elas precisam ser comestíveis, até porque é muito difícil de encontrar, mas você pode higienizar bem as flores que pretende usar e então é só combinar as cores. Rosa em todos os tons… Rosê, pink, rosa claro e lilás são cores que harmonizam muito bem com este tipo de decoração e fica encantador aos olhos.

Leia aqui: Porque trabalhar com bolos festivos?

Muito de como fazer bolo espatulado, está ligado a você mesmo, a sua criatividade e principalmente conhecimento. Quem tem conhecimento faz tudo acontecer. Se você já trabalha com confeitaria, essa técnica vai entrar para o seu menu de opções e atrair muitos clientes. A valorização nesse tipo de trabalho também aumenta, já que é tendência e é feito de forma mais livre, acaba sendo uma marca registrada, sua decoração.

Então estude bem os conceitos e técnicas e comece a praticar a decoração. Se você quiser se aprofundar e profissionalizar no bolo naked cake, estudando as técnicas por trás da decoração e do espatulado, hoje existe no mercado um material completo, elaborado pela chef de confeitaria Jaque Greff. Onde ela ensina passo a passo todas as técnicas de preparação da massa e dos recheios que mais conversam com esse tipo de bolo.

Entre preparações de uma massa fofinha e molhadinha, ela mostra em vídeo aulas como você vai estruturar um bolo de andares com a massa na medida certa e os recheios mais saborosos que tem melhor textura para suportar a montagem.

Todo essa bagagem que você aquirir, fará toda diferença no seu trabalho pois você estará aprendendo com quem tem propriedades para tratar do assunto e conhecimento é o que nos difere um do outro em tudo. Pode ser sua oportunidade de sair na frente da concorrência.

Ainda não falei do custo, que tratando de tudo que a Jaque entrega, é o melhor que tem no mercado.

Clique no botão abaixo para conhecer o curso.

como-espatular-bolo

Invista, aplique o que aprender e faça sucesso com essa tendência que só tende a crescer cada dia mais e mais.

Um abraço e boa sorte na sua jornada.

Leia também: Como triplicar seus ganhos com bolos decorados

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s